Linhas de Pesquisa

História da Literatura: trajetórias literárias em impressos dos séculos XIX e XX

Objetivo: A literatura presente nos periódicos caracterizou a realidade da literatura nacional no grande século XIX e permaneceu até século XX, fazendo com que esse suporte veiculasse grande parte das obras literárias e dos manifestos artístico-políticos no cenário brasileiro. O objetivo de nossa pesquisa é compreender os discursos que circulavam nos jornais catalogados e a sua relação com a História da Literatura.

Palavras-chave: História da literatura; História da Leitura; Literatura dos Oitocentos; Crítica social, sátira e paródia.

 

Setores de aplicação: Edição integrada à impressão de livros, jornais, revistas e outras publicações.

Volumes antigos

Estudantes relacionados à linha:

Linguagem, Gênero e Relações de poder: a ascensão das minorias

Objetivo: Trabalhar os conceitos de cultura e de linguagem. Analisar os discursos hegemônicos que organizam e engendram o comportamento do sujeito na sociedade ocidental. Identificar como a cultura patriarcal exclui das regras civis a inserção dos discursos dos grupos minoritários na sociedade burguesa, bem como averiguar como as artes, designadas eruditas, forjaram o código de comportamento de gênero social e foram cooptadas para o engendramento das práticas sociais da burguesia.

 

Palavras-chave: Linguagem; Relações de gênero; Relações de Poder.

 

Setores de aplicação: Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas; Educação superior.

Adicionar um subtítulo.jpg

Pesquisadores relacionados à linha:

Design sem nome (5).png